Alugue um Carro
Percursos Sugeridos
Postos de Carregamento
Funchal
Situado numa baía banhada pelo oceano Atlântico, na costa sul da ilha da Madeira, o Funchal é a capital do arquipélago da Madeira.
Cidade com cerca de 600 anos, desde 21 de agosto de 1508, o Funchal deve o seu nome a uma erva bravia com cheiro adocicado, o “Foeniculum Vulgare”, tradicionalmente conhecida por funcho, que existia abundantemente na altura do seu povoamento.
O Funchal constitui o maior centro turístico, comercial e cultural de todo o arquipélago da Madeira. A cidade oferece um vasto leque de atividades de lazer, desde visitas aos seus museus, igrejas e outros monumentos, passeios nos seus fantásticos jardins, na Marina do Funchal com o colorido das suas embarcações, compras e saídas à noite para bares e discotecas.
Em forma de anfiteatro, o concelho do Funchal alonga-se por uma encosta de grande extensão, desde o nível do mar até ao Pico do Areeiro, a 1818 m de altitude.
Segundo os censos de 2011, o Concelho do Funchal tem 111 892 habitantes repartidos por 10 freguesias: Imaculado Coração de Maria, Monte, Santa Luzia, Santa Maria Maior, Santo António, São Gonçalo, São Martinho, Sâo Pedro, São Roque e Sé.
Porto Moniz
Situado na zona norte da ilha da Madeira, o município do Porto Moniz tem cerca de 3000 habitantes distribuídos por uma área geográfica de 80,40 km².
O Porto Moniz só passou a estar ligado ao resto da ilha depois da 2.ª Guerra Mundial, quando foi construída a emblemática estrada que liga o Porto Moniz ao concelho de São Vicente. Esta estrada foi literalmente escavada na encosta e é ocasionalmente atravessada por quedas de água que vão de encontro ao mar. Esta é considerada uma das mais bonitas estradas da Madeira. Por questões de segurança, devido à queda de pedras, existem hoje túneis que encurtam a distância, mas que ainda permitem a passagem pelos locais mais emblemáticos da estrada.
Além do Porto Moniz, são três as freguesias que compõem este município: Achadas da Cruz, Ribeira da Janela e Seixal
Santana
O concelho de Santana, situado na costa norte da ilha da Madeira, tem uma área de 96,2 km², onde habitam cerca de 8 800 pessoas.
Devido ao facto do concelho ter estado muito tempo inacessível por mar e terra, os seus habitantes preservaram caraterísticas que não sofreram influências exteriores. Um exemplo que advém deste isolamento é o estilo arquitetónico das suas casas típicas com teto coberto de colmo, mais conhecidas por “casinhas de Santana”.
O setor turístico é atualmente o principal recurso económico deste concelho.
Aqui pode visitar o Parque Temático da Madeira e a Reserva Natural da Rocha do Navio.
O concelho de Santana recebeu em junho de 2011 a distinção de “Reserva da Biosfera” pela UNESCO, reconhecendo a riqueza de um ecossistema onde se procura conciliar a conservação da biodiversidade e o seu uso sustentável. Esta reserva integra uma componente terrestre, correspondente a toda a superfície emersa do município e ainda uma componente marinha, que apresenta uma grande diversidade de valores naturais e humanos, paisagísticos, ambientais e culturais singulares de interesse local, regional, nacional e internacional.
Em Santana encontra os Percursos da Biosfera que se estendem por mais de 120 km e possibilitam apreciar o vastíssimo património natural, contemplar o entorno paisagístico, desfrutar da natureza, conhecer a riqueza cultural dos lugares e envolver-se com a população local. Aqui encontra os percursos pedestres da Vereda do Pico Ruivo, Levada do Rei e Levada do Caldeirão Verde.